sábado, 14 de maio de 2016

Leitura 31/2016 - O Décimo Primeiro Livro do Diário de Sofia

LEITURA 31/2016 - O décimo Primeiro Livro do diário de sofia



Autor: Marta Gomes, Nuno Bernardo

Editor: Presença

Avaliação: ✰✰✰

Personagem preferida: Sofia mas...

Nº de páginas: 128

Tempo de leitura: 3 dias 

Desafios: Livroterapias (Um livro com um primeiro nome no título), Desafio autores portuguesesDesafio de Inverno (um livro com a acção passada na nossa época),Desafio Literário 2016 (18. um livro que te infância)

Sinopse: A Sofia está numa daquelas alturas da vida em que parece que tudo muda de um momento para o outro. Chegou a hora do início da faculdade, e a vida de um estudante universitário não é fácil, especialmente no curso de Teatro. Por um lado, Pedro, um novo colega, vai encorajar Sofia a acreditar no seu talento, mas, por outro, Inês, a sua nova rival, está empenhada em roubar-lhe as luzes da ribalta. Sofia resolveu ainda envolver-se num serviço de voluntariado, e alguém muito especial vai fazer com que ela questione aquilo que é realmente importante na vida. Parece tudo muito complicado, mas se já conheces a nossa heroína sabes que ela tem um dom para compor as circunstâncias e ainda arranjar tempo para acompanhar as peripécias dos seus amigos… Se não quiseres perder todos os pormenores, aconselhamos-te a não deixares de lado este novo e emocionante diário.

Opinião: Li até ao oitavo livro quando era mais nova e o ano passado decidi tentar acabar a história. Tenho tantas séries inacabadas que quero retomar algumas e acabar todas quanto possíveis. É claro que ainda começo mais algumas, mas isso é a vida de um leitor. Li o nono e décimo no ano passado e fiquei muito desiludida. Mesmo assim, decidi começar a ler o décimo primeiro livro. 
O livro retrata a vida de uma adolescente, a Sofia, que luta com as confusões naturais da idade. Até ao oitavo livro a série é fantástica, até que morre o Tiago, o namorado da Sofia e tudo muda. Nos dois livros seguintes ela envolve-se com muitos rapazes sendo que não deixa de dizer que sente falta do Tiago. Não gostei. Ao ler, liguei-me à personagem da Sofia e tive também a emoção de perda. Ao ler os restantes livros, senti-me traída. Não esperava que a continuação pudesse ser assim. 
Mas vou agora falar do décimo primeiro livro. Neste, parece que a Sofia começa a deixar os amores de parte, parece porque não é isso que faz. Decide tentar a sua sorte de entrar no conservatório de Teatro e inscreve-se em voluntariado. Nestas cenas parece que voltei a ler os livros passados, mas depois a Sofia "apaixona-se" pelo Pedro, um estudante de Teatro e volta a sensação de querer bater na Sofia.
Deve ser por ser mais velha que não me agradou ou por sentir saudades do Tiago. Mesmo assim dei três estrelas, pois este livro melhorou em relação ao anterior.

    Acompanhem o Facebook.
    Boas leituras 
    AS

    Sem comentários:

    Enviar um comentário